ROS1 – Resultado final do Estudo clínico EUCROSS

ROS1 – Resultado final do Estudo clínico EUCROSS

Rearranjos de ROS1 são encontrados em 1% dos pacientes com câncer de pulmão. A eficácia terapêutica do crizotinib neste subgrupo já foi demostrada em estudos clínicos de fase inicial nos Estados Unidos e Leste da Ásia. Neste estudo são apresentados dados sobre eficácia e segurança de um estudo prospectivo de fase II avaliando o uso de crizotinib em pacientes europeus positivos para ROS1 (EUCROSS).

O EUCROSS é um ensaio em fase única, aberto, multicêntrico, para avaliação do uso do Crizotinib em pacientes com NSCLC positivos para ROS1 de 20 locais da Alemanha, Espanha e Suíça. 34 pacientes receberam tratamento e 4 pacientes foram excluídos da análise de eficácia. Os principais critérios de elegibilidade incluíam pacientes com 18 anos de idade ou mais com câncer de pulmão avançado / metastático e câncer de pulmão com rearranjo de ROS1 por FISH. O ensaio foi coordenado pelo Lung Cancer Group de Colônia (Universidade de Colônia) e pelo Grupo Espanhol de Câncer de Pulmão. Os pacientes foram tratados com doses iniciais de 250 mg de Crizotinib duas vezes ao dia em ciclos de 28 dias até a progressão da doença, morte, retirada do consentimento informado ou toxicidade inaceitável.

Análises Moleculares: O ROS1 foi avaliado por patologistas experientes (Targos Molecular Pathology GmbH, Kassel, Alemanha) utilizando a sonda ZytoLight SPEC ROS1 Dual Color Break Apart (ZytoVision, Bremerhaven, Alemanha).

CONHEÇA A SONDA FISH PARA ROS1: Z-2144 ZytoLight SPEC ROS1 Dual Color Break Apart Probe

Conclusão: Em resumo, o EUCROSS confirmou a alta eficácia, tolerabilidade e segurança do Crizotinib em pacientes com NSCLC  com rearranjo de ROS1. Além disso, o grupo de estudo identificou que os pacientes com TP53 do tipo selvagem tiveram resposta diferente dos pacientes com TP53 do tipo mutante.

Safety and Efficacy of Crizotinib in Patients With Advanced or Metastatic ROS1-Rearranged Lung Cancer (EUCROSS): A European Phase II Clinical Trial”

Deixe uma resposta

Fechar Menu