FISH para detecção da fusão do gene NTRK1, 2 ou 3 – Um biomarcador agnóstico!

FISH para detecção da fusão do gene NTRK1, 2 ou 3 – Um biomarcador agnóstico!

A agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) dos EUA concedeu aprovação acelerada para o uso do entrectinib (Rozlytrek) para pacientes adultos e adolescentes com tumores que apresentam fusão NTRK e para os quais não há tratamento eficaz.

Esta é a terceira vez que o FDA aprovou um tratamento contra câncer baseado em um biomarcador comum em diferentes tipos de tumores, em 2018 já havia sido aprovado o larotectinibe para tumores com fusão do gene NTRK, além do pembrolizumabe para tumores com instabilidade de microssatélites.

Rearranjos dos genes NTRK representam um alvo molecular emergente em uma série de tumores. Os três genes da família do NTRK (NTRK1, NTRK2 e NTRK3) possuem papéis importantes no desenvolvimento neuronal, sobrevivência e proliferação celular. Alterações gênicas como mutações ou hiperexpressão podem ser encontradas, porém as fusões envolvendo o NTRK são o mecanismo mais comum de ativação oncogênica.

A Zytovision é a única empresa que ofereça sondas específicas para os 3 genes da família; NTRK 1, 2 e 3, permitindo que você decida o ideal para a sua pesquisa ou diagnóstico.

Deixe uma resposta

Fechar Menu