05 de Junho – Dia do Meio Ambiente, o que estamos fazendo por ele?

05 de Junho – Dia do Meio Ambiente, o que estamos fazendo por ele?

Certamente neste dia você receberá muitos posts em suas redes sociais sobre o dia do Meio Ambiente, ressaltando o desperdício, a poluição do ar, dos mares, nosso impacto na vida dos animais selvagens, nos biomas e tantas outras ações de desequilíbrio da nossa espécie. Entretanto, neste post, decidimos falar um pouco sobre o impacto de nossas ações nos laboratórios, onde passamos certamente, a maior parte do nosso tempo.

São muitos os resíduos gerados em um laboratório, e seriam necessários capítulos para podermos refletir sobre como tratamos todos eles, então decidimos destacar os resíduos PLÁSTICOS.

VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU QUANTO MATERIAL PLÁSTICO É DESCARTADO EM SEUS LABORATÓRIOS?

Em 2018 a revista TheScientist publicou um artigo intitulado:

Life Scientists Cut Down on Plastic Waste

Across the US, laboratories are finding creative ways to minimize the amount of plastic they throw away.

Destaques:

  • Em todo o mundo, pelo menos 300 milhões de toneladas de plástico são produzidas por ano
  • Estima-se que 90% não será reciclado
  • Metade dos plásticos produzidos anualmente no mundo devem ser usados apenas uma vez
  • Estimativa de 2015 apontam que os laboratórios mundiais de biociências poderiam ter gerado até 5,5 milhões de toneladas 2014 — quase 2% do total.

Conheça neste artigo, como pesquisadores e universidades nos EUA estão buscando alternativas e revisando seus protocolos a fim de minimizar este impacto.

Quem sabe, algumas destas ações faça sentido para você e o estimule a encontrar maneiras de lidar com esta questão. Pequenas ações podem parecer insignificantes hoje, mas certamente, ao longo do tempo e com a união de todos, poderão se tornar grandes aliados para a preservação do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Fechar Menu