Radioterapia se consolida como aliado no tratamento do Câncer de Mama.

Aumenta procura pelo tratamento que pode ser excelente no auxílio do combate à doença

Os procedimentos da radioterapia ganharam visibilidade em todo o país no tratamento de ilustres personalidades como o ex-presidente Lula e o ator Reynaldo Gianecchini. Porém, não são só nesses casos que a radioterapia se tornou uma grande ferramenta para tratamento da doença. No caso do Câncer de Mama, a técnica tem sido uma grande aliada. Segundo a médica da Mamorad, Bianca Silva Marques, a radioterapia não auxilia na detecção e sim no tratamento sendo vista como uma atividade complementar ao tratamento cirúrgico.

- No momento em que o médico opera e tira o câncer ele tem a possibilidade de perceber uma célula tumoral que eventualmente tenha ficado. Para isso é feita a radioterapia como forma de avaliar o meio cirúrgico e suas proximidades – explicou.

A procura por parte de pacientes, segundo a especialista, tem aumentado já que a radioterapia , além de ter já se consagrado no tratamento conservador de câncer tem tido mais casos de cirurgia conservadora. A radioterapia na Mama dura, em média, um mês ou um mês e meio conforme a gravidade do caso. A técnica é feita através de sessões curtas realizadas diariamente.

O sistema público de saúde também investe na tecnologia. O Ministério da Saúde anunciou recentemente o investimento de cerca de R$ 505 milhões na rede de unidades oncológicas do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do Governo Federal é fortalecer ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer e para isso, foram priorizados os cânceres de mama e do colo do útero, buscando ampliar o acesso a exames preventivos e ao tratamento de lesões precursoras e iniciais e a radioterapia é considerada uma importante modalidade de tratamento desses dois tipos prioritários de câncer.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2012 são esperados 260 mil casos de câncer em mulheres – 27% de mama (52.680) e do colo do útero (17.540), respectivamente o segundo e o terceiro tipos de câncer que mais atingem a mulher brasileira.

Mamorad

A Clínica Mamorad está situada em Porto Alegre, no bairro Bela Vista. A empresa tem 19 anos de atividade, passando por diversas transformações, sempre voltada ao diagnóstico por imagem das mamas. Foi a primeira clínica do Brasil idealizada com o foco exclusivo na mulher e no exame de mamografia, que continua sendo o método mais eficaz na detecção precoce do Câncer de Mama. A concepção do modelo da clínica foi criação de Radiá Pereira dos Santos, que há mais de 30 anos se dedica exclusivamente ao diagnóstico radiológico das doenças mamárias, pois possui o título de especialista em radiologia e mastologia, pelas respectivas entidades de especialidade médica oficiais.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>